Na quarta-feira (30), Elon Musk, CEO da SpaceX, revelou que uma das fases cruciais de testes do Neuralink – um dispositivo projetado para ser implantado no cérebro – está programada para iniciar nos próximos seis meses. Segundo informações divulgadas pelo portal Tecmundo, a empresa está prestes a iniciar testes da interface do chip em seres humanos.

A maioria dos documentos necessários para essa etapa já foi encaminhada à FDA, a agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos responsável por aprovar estudos clínicos. Caso haja uma resposta rápida do governo à SpaceX, os testes podem começar ainda este ano.

Durante a apresentação do anúncio, os cientistas da empresa destacaram que os dispositivos Neuralink são pequenos, com fios flexíveis implantados no cérebro do usuário. Elon Musk comparou a experiência a “substituir um pedaço do crânio por um smartwatch, por falta de uma analogia melhor”.

Conforme relatado pelo Tecmundo, DJ Seo, vice-presidente da Implant e co-fundador da Neuralink, afirmou no evento que é possível realizar o implante do dispositivo em apenas 15 minutos. O procedimento é realizado por cirurgiões robôs devido ao tamanho dos fios, que são tão finos quanto fios de cabelo.

Os pesquisadores da Neuralink explicaram que o objetivo do chip é conceder ao usuário a capacidade de controlar um computador utilizando suas ondas cerebrais.

By Andriel