Greg Joswiak, vice-presidente de Marketing da Apple, declarou que os futuros dispositivos da empresa serão equipados com a porta USB-C, a mesma utilizada por dispositivos Android. A declaração foi feita durante o evento Tech Live, conduzido nesta terça-feira (25) pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal.
Ao ser indagado se a Apple seguiria as diretrizes da União Europeia para a padronização do carregador, Joswiak respondeu: “Obviamente. Temos que segui-las. Não temos escolha”.
Durante a entrevista, Joswiak insinuou que a mudança era mais uma necessidade de se adequar às decisões da União Europeia do que uma escolha própria. Historicamente, a empresa preferia usar seus próprios padrões em vez de adotar dispositivos recomendados por regulamentações.
Joswiak sugeriu que a questão das diferentes portas pode ser contornada com o uso de adaptadores, mas a União Europeia busca evitar exatamente isso, visando reduzir a produção e o descarte de lixo eletrônico no continente.
Até o momento, os iPhones utilizam a porta exclusiva chamada “Lightning”, enquanto o iPad, tablet da Apple, já adota a entrada USB-C. Embora o executivo não tenha fornecido um prazo específico para essa transição, especulações no mercado indicam que a Apple está conduzindo testes com a porta USB-C e poderá implementá-la em seus dispositivos já em 2023.